conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Buriti

conteúdo principal
conteúdo principal

CONSULTA PÚBLICA ONLINE

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Coleta de Sugestões para Elaboração das Propostas do PPA 2022-2025

A Prefeitura de Buriti do Tocantins disponibiliza este canal em sua página da internet para receber sugestões da população em melhorias que poderão ser incluídas nas leis orçamentárias a serem elaboradas neste ano como o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Devido a Pandemia Covid-19, Coronavírus, não haverá a audiência presencial, foi adotado somente o modelo virtual, fomentando o distanciamento social e respeitando todas as legislações sanitárias pertinentes ao enfrentamento da pandemia. A partir de 21 de Junho de 2021, ficará disponível na página eletrônica e nas redes sociais do Município, vídeo explicativo sobre orçamento público, visando colher sugestões, críticas e opiniões dos munícipes. As sugestões deverão ser enviadas através de local específico no site do Município, indicado no vídeo da audiência. Será publicada no Portal da Transparência do Município, ata da audiência pública contendo todas as sugestões recebidas no período. O (PPA), a LDO e a LOA são as três leis elaboradas pelo Poder Executivo que integram o Orçamento Municipal, sendo o PPA em intervalos a cada quatro anos e a LDO e LOA, anualmente. As três são estreitamente ligadas entre si, formando um planejamento e orçamento, reconhecido pela Constituição Federal, que deve ser adotado pelos Municípios, Estados e pela União.

O que é o PPA?

O Plano Plurianual é o planejamento orçamentário de médio prazo do governo. O PPA estabelece qualitativamente e quantitativamente quais serão os investimentos da administração pública em cada área em que atua (Saúde, Educação, Assistência Social, entre outras). O plano define as estratégias, diretrizes e metas da administração para um período de quatro anos. O PPA é revisado, monitorado e aperfeiçoado anualmente para ser readequado à situação esperada no próximo ano. Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) Essa lei anual define as metas e prioridades do governo, ou seja, as obras e os serviços mais importantes a serem realizados no ano seguinte. A LDO estabelece as regras que deverão ser observadas na formulação do Projeto de Lei Orçamentária Anual para atingir as metas previstas no PPA na execução das ações. É elaborada pelo Poder Executivo e discutida, votada e aprovada pelo Legislativo. Lei Orçamentária Anual (LOA) A Lei Orçamentária autoriza o Executivo a gastar os recursos arrecadados para manter a administração, pagar os credores e fazer investimentos. A LOA materializa as diretrizes do direcionamento de gastos e despesas do governo, indicando qual será o orçamento público disponível para o próximo ano. A quantidade e a qualidade dos gastos e investimentos indicam qual o nível de prioridade em investir naquela área para que o plano estratégico alcance os resultados esperados.

PREENCHA OS FORMULÁRIOS ABAIXO E VOTE NAS PRIORIDADES QUE VOCÊ DESEJA EM CADA ANO, MAIS ATENÇÃO VOCÊ DEVERÁ PREENCHER UM FORMULÁRIO A CADA ANO.

O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo
conteúdo rodapé
Campanha do Mês